Segmento do Turismo Rural marca presença no I Salão de Turismo

O segmento de Turismo Rural marca presença no I Salão de Turismo, que acontece de 17 a 19 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O estande dedicado ao setor vai ter a gestão da Associação Baiana de Turismo Rural (Abaturr) e a participação de hotéis-fazenda. O objetivo é divulgar o Turismo Rural através do contato com agências, operadoras e público visitante. Os empresários do setor pretendem levar para o estande, além de peças típicas, banners e informativos, a degustação de produtos da culinária regional de algumas zonas turísticas, como Baía de Todos os Santos, Costa do Cacau, Chapada Diamantina e Caminhos do Jiquiriçá. Entre as iguarias, as típicas juninas beiju, amendoim cozido e licor.

 

I Salão de Turismo

O forró vai ser a trilha sonora deste estande. Vídeos mostrando o ambiente de diversas fazendas, e muito forró, darão ao estande do turismo rural um toque junino, ajudando a divulgar as peculiaridades dos restaurantes regionais e hotéis-fazenda que integram os roteiros. A oportunidade de vender seus produtos turísticos também será o foco dos empresários do ramo, que devem participar das rodadas de negócios.

ABATURR
A Abaturr foi criada, em agosto de 1997, como resultado do I Seminário de Turismo Rural da Bahia , que aconteceu no PAF – UFBA , através da união de três fazendas que trabalhavam com o segmento naquela época : fazenda Candeal, fazenda do Coronel, e o Paradiese, hoje Traripe Espaço Cultural Ecológico. Apesar disso, o setor ainda é pouco conhecido pelos baianos. A Associação tem atualmente 26 associados e conta com o apoio do SEBRAE, BNB, BAHIATURSA e outros parceiros. A presidente da Abaturr, Jane Figueiredo, destaca a ação da SETUR na pessoa do secretário Domingos Leonelli que tem apoiado decisivamente o Turismo Rural, o que tem sido um divisor de águas, resultando na concretização de ações como realização de seminários para discutir os caminhos deste tipo de turismo no Estado e o lançamento do Guia de Turismo Rural.