Esportes de aventura em áreas rurais

Os esportes de aventura estão, cada vez mais, desapertando atenções e atraindo novos adeptos. Na sua maioria, estes esportes estão intimamente ligados às áreas rurais, cenário indispensável para atividades como cavalgadas, canoagem, camping, trilhas, etc. Além disso, muitos esportes que são praticados em cidades ficam mais interessantes se praticados em áreas rurais, como o rapel, por exemplo.

Os adeptos de esportes de aventura utilizam uma variedade de equipamentos, sempre de acordo com a modalidade praticada, são barracas de camping, sacos de dormir, lanternas, bicicletas, barcos infláveis, aparelhos de GPS, cordas, ferragens para prática de rapel, coletes salva-vida e muito mais. Daremos a seguir alguns exemplos de esportes de aventura mais praticados.

Trekking (trilha)

A prática de trilha consiste em caminhadas por áreas de matas ou florestas, em trechos longos, muitas vezes acidentados e que exige uma boa resistência cardio-respiratória dos participantes. Os praticantes deste esporte precisam dispor de roupas adequadas, tênis ou botas de leves, mas resistentes, uma bússola ou um aparelho de GPS, utilizados para a localização do destino e evitar que os participantes se percam no meio de matas, como já ocorreu diversas vezes. São importantes, também, um rádio de comunicação, cantil, canivetes multiuso ou facas e estojo de primeiros socorros.

Trilhas de Bike

Camping

O camping é uma das mais comuns práticas de aventura. Na sua versão mais tradicional, os integrantes de um grupo caminham por um trecho de mata e escolhem um local apropriado para montar um acampamento, no qual podem passar de uma noite até vários dias ou semanas. Durante sua estadia no local escolhido, aproveitam das belezas naturais como rios, lagos e lindas paisagens. A pescaria é um outro esporte muito associado com o camping, pois é muito comum grupos de amigos se aventurarem em uma jornada para pescar e também aproveitar o seu lazer em um camping.

Os equipamentos mais utilizados no camping são: barraca de montar, sacos de dormir, mochilas, lanternas, lampiões, caixa térmica, fogão portátil, bússola, aparelho de GPS, canivetes multiuso, facas, binóculos, etc.

Bike Trek (trilha de bicicleta)

Com um número de adeptos cada vez maior, este esporte de aventura consiste em fazer trilhas em bicicletas próprias para terrenos acidentados. A habilidade do “biker” é testada a cada momento, em trechos com terra, pedras ou cruzando riachos. Requer muita prática e disposição para levar alguns tombos! Além da bicicleta, o praticante deste esporte “radical” precisa contar com um cantil, tênis apropriados e uma bússola ou aparelho de GPS, que vão acoplados à própria bicicleta.

Rafting

O rafting é um esporte que desperta a imaginação de todos aqueles que desejam praticar a aventura como hobby. É uma agitada e emocionante descida de barco por riachos e corredeiras agitadas. É necessário que o iniciante conte sempre com o auxílio de veteranos no esporte, minimizando os riscos. Os equipamentos necessários são, além do barco, remos, coletes salva-vida, roupa apropriada e capacete.